A UVA DO PÁSSARO PRETO: MERLOT


Normalmente quando sugerimos um vinho logo vem à mente a famosa Cabernet Sauvignon. Uma das uvas internacionais mais plantada em todo mundo, certo? Não.

A (segunda)* uva mais plantada em todo mundo é a uva que tem seu nome inspirado em um pássaro similar ao nosso pássaro preto chamado na Europa de Melro.

Estamos nos referindo à uva Merlot.
A referência ao nome da uva, ligado ao pássaro Melro, tem a ver com a cor – um preto azulado – e também por que na época da colheita ela atrai uma grande quantidade de pássaros dessa espécie.”

A uva Merlot, que recebe muitos nomes: merlot noir,
sémillon rouge, crabulet, médoc noir, merlau, bigney rouge, vitraille, sème de La Canau, merlô, petit merle, bégney e vitraille recebe destaque na produção de vinhos em Bordeaux (França), mas costuma ter um papel de coadjuvante, - utilizada nos cortes onde a Cabernet Sauvignon prevalece - nessa região que lhe deu fama, exceção a uma pequena parcela (em Pomerol-Bordeaux) onde se produz um dos mais impressionantes vinhos do mundo, o Chateau Pétrus (feito com cerca de 95% de Merlot)e outro não menos impressionante, o Le Pin,
ambos atingindo preços altíssimos por conta de sua qualidade e procura.
Outro fato curioso é que essa seja uma das uvas mais antigas em atividade, pois segundo estudos ela já existia no Oriente Médio muitos séculos atrás.
Trouxe esse tema por que a Merlot apesar de ter sua reputação em alta, poucas vezes é vista como a estrela principal.
Produz vinhos de caráter e estilo facilmente reconhecidos por serem elegantes, macios e delicados, com boa potencia em boca e de médio corpo, aromas de frutas vermelhas escuras, mas talvez por ter uma Cabernet Sauvignon em seu encalço fazendo vinhos ainda mais potentes e uma Pinot Noir fazendo vinhos ainda mais aveludados, a Merlot ficou entre duas grandes e acabou por perder um lugar, que ao meu ver deveria estar muito bem preenchido para o consumidor.
Essa uva, como dito acima, muito plantada em todo mundo, ganhou uma esquisita fama de vinho comum (assista ao filme Sideways, a cena é hilária...). Talvez por ser de relativo fácil manejo e também por ter uma bela flexibilidade na hora da colheita (podendo ser colhida mais cedo e também mais tarde), o que de fato não corresponde à realidade, muito pelo contrário, é justamente essa versatilidade que produz vinhos que vão desde os mais jovens e alegres até vinhos mais complexos e com bela guarda.
Seu paladar exuberante ainda é associado a um valor fantástico, a saúde.
A Merlot é comprovadamente a variedade que mais concentra o resveratrol, o polifenol responsável pela qualidade que está associada às questões coronárias, de ajuda ao combate das predisposições de doenças ligadas ao sistema cardiovascular.
Agora, o mais bacana para nós brasileiros é que os vinhos dessa uva são considerados por muitos especialistas como o nosso principal vinho, nosso ícone, mais até que os espumantes. Explica-se que o Merlot brasileiro consegue uma bela tipicidade e em função das nossas condições climáticas,  uma das melhores maturações de tudo o que plantamos. Essa afirmação foi comprovada recentemente em uma degustação (às cegas) realizada na Inglaterra onde oito dos dez melhores vinhos eram brasileiros.

Confira a lista e os destaques:
1º Miolo Merlot Terroir 2005 – Brasil
2º Thelema Merlot 2005 – África do Sul
3º Pizzato Single Vineyard Merlot 2005- Brasil
4º Vallontano Merlot Reserva 2005 – Brasil
5º Concha Y Toro Casillero del Diablo Merlot 2006 – Chile
6º Larentis Reserva Especial Merlot 2004 – Brasil
7º Don Laurindo Merlot Reserva 2005 – Brasil
8º Cavalleri Pecato Merlot Reserva 2005 – Brasil

9º Michelle Carraro Merlot 2005 – Brasil
10º Milantino Merlot Reserva 2004 – Brasil
11º Capucho Merlot Ribatejo, Portugal
12º Planeta Merlot 2004, Itália
13º Montana Merlot Reserva 2005, Nova Zelândia
14º Berri States Merlot 2006, Austrália
15º Norton Barrel Select Merlot 2004, Argentina
16º Gallo Merlot 2004, Estados Unidos
17º Reserve Mouton Cadet St Émillion 2005, France


Para divertir:


(*) atualizado em 2021

Postar um comentário

0 Comentários